21 Nov 2017

Natal em Lisboa é sinónimo de iluminação e de feiras

Natal em Lisboa 2017

O Natal já está aí. Basta andar pelas ruas das principais cidades do país e vemos já tudo iluminado. Mesmo as montras já mostram todo o seu espírito natalício, competindo umas com as outras, para atrair os mais distraídos e também os mais exigentes.

Até os órgão de comunicação já começam com os seus artigos típicos desta altura: onde comer, onde passar, o que fazer, onde comprar, etc… . Basicamente, não há escapa possível. Estamos mesmo no Natal.

Natal é festa iluminada

Um dos grandes marcos desta época festiva é a iluminação habitual das ruas e Lisboa é uma referência a nível nacional. Quantas pessoas não se deslocam de propósito à capital para poder observar e explorar as ruas iluminadas da cidade.

Seja por onde for que comecem, as luzes acompanham as pessoas na Baixa de Lisboa. Desde o Rossio, passando pelos Restauradores e subindo pela Av. da Liberdade até à Rotunda do Marquês de Pombal. E, porque não, partir do Marquês, descer a Avenida, passar pela Rua do Ouro, ir até ao Terreiro do Paço, subir pela Rua da Prata e acabar na Praça da Figueira?

Feiras de Natal: vieram para ficar

As feiras de Natal não são uma tradição portuguesa. No entanto, as que começaram a ser organizadas acabaram por ficar. Hoje em dia, qualquer lisboeta, ou turista, já não conseguem imaginar Lisboa sem este tipo de feiras.

Este ano a oferta é diversa e para todos os gostos:

  • Mercado de Natal do Campo Pequeno, onde pode encontrar produtos de origem portuguesa;
  • Natalis, na FIL, onde pode ver um pouco de tudo, participar em concursos de presépios, num festival literário e nas animações para os mais novos;
  • Feira Popular, em Entrecampos, onde a diversão é mais do que garantida;
  • Crafts & Design, no Jardim da Estrela, uma feira que tem uma edição especial de Natal nos fins-de-semana de dezembro;
  • Mercado de Natal de Alvalade, onde participa o comércio local;
  • Mercado de Natal do Lumiar, onde o comércio local é enriquecido com bancas de artesanato e de gastronomia local;
  • Wonderland, no Parque Eduardo VII, é uma aldeia de Natal, dedicada ao público infantil, com uma pista de gelo com mais de 800 metros quadrados e uma roda gigante com mais de 25 metros de altura.

Passear em Lisboa

Tanto a iluminação, como as feiras de Natal, são uma boa desculpa para se passear nesta cidade. Obrigam-nos a vê-la de outra forma. Com mais calma… De uma forma mais demorada.

Olhar para as luzes de Natal, observar os edifícios que as ladeiam, entrar nas feiras de Natal e ouvir as pessoas, experimentar as animações, comprar prendas únicas para a família e amigos, lidar com o burburinho natalício da capital portuguesa.

Tudo a um ritmo lento, marcado por si, ou pela suavidade de um tuk tuk elétrico. Aqui o que importa é a sua experiência de Lisboa. A forma como começa a olhar para esta cidade centenária, tantas vezes elogiada, cantada e anunciada por portugueses e estrangeiros.

Não perca tempo, visite Lisboa e veja o que esta cidade tem para oferecer no Natal de 2017.

Deixe um comentário

Nome
E-mail
Website