09 Abr 2018

Os pontos turísticos mais bonitos de Lisboa: Alfama e Chiado

pontos turisticos alfama e chiado

Lisboa. É um facto que a capital do nosso país está, literalmente, nas bocas do mundo. Seja pelos eventos mediáticos, como o Festival da Eurovisão da Canção ou a WebSummit, seja por constar no top 40 das melhores cidades do mundo com melhor qualidade de vida (subiu este ano para 38ª) … Todos falam e todos visitam a nossa capital. E o que podem ver? Tantos e tantos locais… Neste artigo decidimos destacar dois “obrigatórios”: Alfama e Chiado.

Os telhados de Alfama e o Castelo de São Jorge

Castelo de São Jorge

Os telhados vermelhos de Alfama, o bairro onde Lisboa começou, são mais do que uma simples característica da paisagem: são parte fundamental da paisagem lisboeta. O que seria de Lisboa sem o vermelho dos seus telhados, que contrasta com o azul do Tejo.

Estes telhados vibrantes acabam por servir de cobertura a uma arquitetura peculiar de prédios antigos e cheios de cor, que dá alegria e tranquilidade a este bairro típico. As suas ruelas desordenadas, estreitas, orgânicas, convidam o turista a perder-se por elas, a explorar cada canto e recanto. Fácil de se perder, mais fácil ainda de se encontrar!

Lá no alto, como testemunha da vida deste bairro, que mais parece uma aldeia, está o sobranceiro Castelo de São Jorge, que se ergue na colina mais alta do centro histórico da cidade. Palco de conquistas e reconquistas, testemunha de glórias ultramarinas e da destruição, este monumento oferece agora ao turista jardins e miradouros para este poder contemplar toda a luz que enaltece a beleza de Lisboa.

As ruas do Chiado

Elevador de Santa Justa

Mais abaixo, temos um dos bairros mais emblemáticos da capital: o Chiado. Localizado entre o Bairro Alto e a Baixa Pombalina, o Chiado é hoje casa de lojas de moda, museus e teatros.

Considerado desde sempre a zona comercial e cosmopolita de Lisboa, nos anos 1980 sofreu uma queda na sua popularidade. Algo que culminou no triste incêndio do dia 25 de agosto de 1988, onde de madrugada um incêndio que começou no edifício do Grandella se alastrou por mais dezassete edifícios, incluindo o dos Grandes Armazéns do Chiado.

Mas como sempre, a capital soube, mais uma vez, reconstruir-se e neste momento voltou a ser uma importante zona de comércio em Lisboa, recuperando o seu status de uma das zonas mais cosmopolitas e movimentadas da capital Portuguesa.

É no Chiado que também reside uma das maravilhas da engenharia do início do século XX: o Elevador de Santa Justa. Inaugurado em 1902, esta velha torre metálica onde circulam duas cabinas e que liga as ruas do Ouro e do Carmo ao largo do Carmo continua a ser visita obrigatória a quem vem a Lisboa.

Alfama e Chiado em tuk tuk

Este é o nosso desafio para si: ser turista na sua própria cidade. Porque não combina com uns amigos e passem um fim-de-semana a viver Lisboa como um verdadeiro turista? Seja a pé, ou de tuk tuk, porque não arrisca?

A Tuk On Me além dos circuitos específicos para Alfama e Chiado, também tem um circuito Tailor Made, onde criamos um circuito à sua medida, assim como à dos seus amigos. Aceite o desafio e contacte-nos!

Deixe um comentário

Nome
E-mail
Website