30 Set 2015

Passeios em Lisboa

Tuk On Me na Bolsa de Turismo de Lisboa 2017

A milenar e resiliente cidade de Lisboa sempre convidou ao passeio, à visita. A sua beleza foi sempre referida por várias gerações e a prova são os inúmeros poemas e referências às suas colinas, ruas estreitas e luz.

E é para conhecer esta beleza que o convidamos a passear de tuk tuk por esta cidade histórica, que sempre soube reconstruir-se. Dos locais para visitar em Lisboa, destacamos:

  • As ruas labirínticas e de origem mourisca, de Alfama, servem de casa a um bairro onde o “espírito de aldeia” ainda está muito presente. Também são conhecidas pelos festejos dos Santos Populares e pelos incontáveis restaurantes e casas de fado.
  • O encanto e simbolismo da arquitetura antissísmica da Baixa Pombalina, mandada construir pelo Marquês de Pombal, na sequência do terramoto de 1755.
  • A zona cosmopolita e emblemática do Chiado, centro do movimento Romântico Português (séc. XIX) e do dinamismo comercial de Lisboa. Estatuto que manteve, apesar de um curto declínio nos anos 1980 e de um grande incêndio em 1988.
  • As ruas animadas e antigas do Bairro Alto, mandadas construir após o forte sismo de 1531, sempre foram conhecidas por albergar comércio e lojas de restauração. Atualmente, e desde o último terço do séc. XX, é mais conhecida pela sua animação noturna e ponto de encontro de várias gerações noctívagas.
  • A monumentalidade e simbolismo de Belém, derivados aos Descobrimentos e ao empenho de D. Manuel I (1495-1521) em tornar aquela zona numa mostra do seu poder. Refiram-se ainda os monumentos que se juntaram recentemente: o Padrão dos Descobrimentos e Praça do Império, resquícios da Exposição do Mundo Português (1940), e o Centro Cultural de Belém (1992).

Claro que não podemos esquecer o trajeto sinuoso, mítico e encantatório do Elétrico 28, que reúne o Bairro dos Prazeres, à Estrela, ao Bairro Alto (Praça de Camões), ao Chiado e ao Martim Moniz (Baixa Pombalina). Lugares obrigatórios de qualquer visita a Lisboa.

Deixe um comentário

Nome
E-mail
Website