fbpx

14 Ago 2019

Lisboa celebra o verão em grande… e à portuguesa

Lisboa é, cada vez mais, uma cidade em festa, com uma agenda cultural fervilhante e eclética e programas para todas as idades, gostos e qualquer disponibilidade financeira. Estas são algumas sugestões que comprovam tudo isso e ainda lhe dão música, boas fitas e muito mais. Fazemos-lhe o tour a bordo de um silencioso tuk tuk da Tuk On Me.

Música e animação de rua

Rock in Rio Celebration

Torre de Belém

6, 7 e 8 de setembro

Tendo como cenário um dos monumentos mais emblemáticos da nossa capital e o Tejo como pano de fundo, o Rock in Rio tem preparado um evento que visa assinalar os 15 anos deste festival de música em Portugal. Agendado para os dias 6, 7 e 8 de setembro próximo, nos jardins junto à Torre de Belém, o espetáculo, desenhado em exclusivo para esta comemoração, promete tirar o fôlego aos lisboetas – sejam eles residentes ou ‘por empréstimo’. Aliando música, video mapping, pirotecnia e entretenimento, o evento anuncia concertos inéditos e o maior fogo-de-artifício que o Tejo alguma vez testemunhou. O maestro Rui Massena conduz a primeira noite, os britânicos James atuam no segundo dia e a brasileira Ivete Sangalo promete ‘levantar poeira’ no último dia. Atuações de rua e várias outras atividades abrem o apetite para tudo isto.

Entrada gratuita

 

Cinema

Cinema a céu aberto

Casa da Achada, Topo Chiado, Jardim do Torel e Centro Cultural de Belém

  • A ‘sala’ de cinema ao ar livre que lançava grandes planos sobre o Jardim das Amoreiras no decurso do mês de julho, muda-se em agosto para o Jardim do Torel onde, aos sábados, se continuam a ver boas fitas. Não se atrase, as luzes apagam-se às 21h30.

Até 31 de agosto.

  • À mesma hora, na Casa da Achada, dá-se continuidade ao ciclo de cinema ao ar livre, este ano com uma programação que leva o título de ‘Espaços que Não têm Lugar’ e na qual sobressaem nomes como Luis Buñuel, Federico Fellini e Jean-Luc Godard.

Até 26 de agosto.

  • Cine Society, no Topo Chiado, é outra sala de cinema a céu aberto. Com entradas a €12, exibe o último filme da edição deste ano no dia 29 de agosto.
  • Com sessões às 21h30, ‘Uma Praça no Verão’, nome que o Centro Cultural de Belém dá ao seu ciclo de verão de cinema ao ar livre, decorre às sextas, até 7 de setembro. Entrada gratuita.

 

Vídeo

FUSO – Festival Anual de Vídeo Arte Internacional de Lisboa

Praça do Carvão – Museu da Eletricidade

29 de agosto

Este ano, sob o tema Sustentabilidade, o FUSO volta ao elogio das imagens em movimento e à interceção destas com diferentes outros meios e suas linguagens, desde o filme experimental à fotografia, num roteiro de obras contemporâneas onde há lugar para algumas relíquias históricas.

Av. Brasília, Central Tejo

Entrada livre

 

Exposição

Dia D

Espaço Exibicionista

Até dia 2 de setembro

Um coletivo de artistas, uma mostra de obras que tomam como ponto de partida expressões idiomáticas e diferentes meios e suportes. Em pinceladas grossas, assim se pode apresentar a exposição Dia D, onde ilustração, escultura, fotografia e pintura digital partilham um mesmo espaço, o da galeria de arte Espaço Exibicionista.

Rua D. Estefânia, 157 C

Entrada livre

 

Lusco-Fusco Verão no Pátio

Chiado

Até 12 de setembro

E se num pátio lisboeta se juntassem à mesma mesa uma variada programação cultural com um rico menu de música, onde não faltassem DJ sets, cinema ao ar livre, performances, teatro e jantares-concerto temáticos com aromas exóticos, vindos de Moçambique ou de S. Tomé e Príncipe, ou até mesmo do distante Timor-Leste? Podemos deixar cair o condicional da frase anterior, pois tudo isso se harmoniza no Lusco-Fusco, já na sua quarta edição. Um evento do Polo Cultural Gaivotas|Boavista, ali no Chiado.

Rua das Gaivotas, 8

Entrada livre, exceto os jantares-concerto

 

Concerto

Festival EA Live Lisboa

Campo Pequeno

12 de outubro

Se gosta de programar com antecedência, fique já com esta dica outonal. Gabriel o Pensador, The Gift, Capitão Fausto, Diabo na Cruz, Stereossauro, Keep Razors Sharp, Paus e DJ Set Clubbing. Esta a programação da edição de 2019 deste fast festival, que abre portas às 17h.

Entradas – €18

 

Deixe um comentário

Nome
E-mail
Website